sábado, 16 de abril de 2011

Traças & Pipoca

Oi, pessoa com falta do que fazer.
Ah, desculpa, mas, para estar lendo isso, você deve estar sim com falta do que fazer.
Não, eu não estou com falta do que fazer. Eu estou só com preguiça de fazer... É diferente.

Bom, bem, "baum", esses dias eu estava fazendo as minhas tarefas, quando minha avó dormiu no sofá e por acaso deixou na TNT. Passou um filme de uma das rainhas da Inglaterra. Foi uma rainha interessante. De acordo com o meu professor de história, ela criou o "mito da rainha virgem", mas, de virgem, nem as orelhas dela, entendem?
MAS isso não tem nada a ver com o que eu ia falar, foi só um comentário à parte. O que me interessa na verdade é o filme que passou depois: Orgulho e Preconceito. Eu adoro esse filme, mas, pricipalmente, eu adoro o Mr. Darcy. Aaaah, isso também é um detalhe à parte.

(Eu não sei se é o charme do Mr. Darcy ou se é o charme do Matthew - o ator-, mas, de qualquer forma, seria realmente charme demais para uma pessoa só)

Enfim, eu li o livro e vi essa versão (que deve ser a mais atual) do filme e eu realmente recomendo ambos.

O livro foi escrito por Jane Austen, publicado ao que parece em 1813, anos depois de estar escrito. O ritmo da leitura é bem agradável. Se você procura um passatempo literário, este é uma boa pedida. É um romance bem cotado, mas eu não diria que tem muito valor "intelectual", seria mais pelo prazer da leitura mesmo.

A versão do filme que eu conheço é do ano de 2005, que teve Joe Wright como diretor e Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis "principais" (na minha opinião, "protagonista", nesta obra, é um termo questionável).

Bem, eu queria muito falar do enredo, mas isso é complicado, porque a trama é muito amarrada e qualquer coisinha que eu fale acaba arrastando detalhes importantes. Vou tentar falar da mais básica e propedêutica maneira que eu puder, mas não garanto um bom resultado.

A trama toda é mostrada a partir do ponto de vista de Elizabeth Bennet, que é/seria a protagonista. Ela é inteligente, mas, na minha opinião, impulsiva. Uma de suas marcas é prejulgar as pessoas.
Tudo começa realmente quando Elizabeth tenta ajudar Jane, sua irmã mais velha (do grupo de cinco), com o jovem por quem se apaixona, Charles Bingley. O jovem Charles tem como melhor amigo Fitzwilliam Darcy, que é praticamente o oposto do outro e não confia muito nos sentimentos de Jane.
É claro que isso faz com o Mr. Darcy entre em conflito com Elizabeth, o que nos leva a uma das vertentes principais do romance. As farpas dos dois.

(As cinco irmãs Bennet, sendo Elizabeth a do centro e Jane a loira a seu lado)

Falar mais do que isso é arriscar a contar demais. O que eu posso adiantar além disso, é que há vários pequenos conflitos, como deve ser um romance. O problema é que são tantos conflitos pequenos, que o conflito que deveria ser central acabou virando um dos pequenos também. Você só sabe que é o central porque é com os protagonistas.
Bem, não é um romance cheio de aventuras heroicas (espero que isso não tenha mais acento mesmo), mas acho que tem seus momentos mais emocionantes. Só recomendo para quem aceita poucas doses de aventura e muitas de drama social.

Ah, tem uma coisa que essa obra proporcionou que, na minha opinião, é excepcional: existem muitas obras posteriores que são sequências, releituras e versões diferenciadas da obra original.
Há um livro, A Filha de Mr. Darcy, se não me engano, que é uma espécie continuação de Orgulho e Preconceito e não foi feito por Jane Austen, mas por Elizabeth Aston. E neste mesmo patamar há pelo menos mais dois livros de outros autores.
Um livro que só fiquei conhecendo mais recentemente e que me recuso a comprar e ler é Orgulho e Preconceito e Zumbis. Eu não me lembro o nome do autor e nem me importo em lembrar. Não me interessei nem um pouco pelo trabalho, mas, para quem gostar do espécime, fica mais uma indicação.
E, por falar em indicação a mais, um outro livro conhecido de Jane Austen, Razão e Sensibilidade, também é um bom passatempo, embora eu ache que O&P tenha uma qualidade supeior a este.

Enfim, se você está com algum tempo livre, ao invés de ficar lendo blogs inúteis, vá ler um livro. Conselho simpático e gratuito, viu? Aproveite.
Até loguinho ^^.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nahimana, você é uma garota de bom gosto, esse filme é mesmo muito lindo, além da atuação de Elizabeth e o Sr. Darcy, gostei também da atuação da mãe das garotas, e a serenidade do pai.

Postar um comentário