quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pandas!

Boa noite, querida pessoa. Ou bom dia ou boa tarde. Enfim...

Um dia eu constatei que a maior parte das pessoas chegava aqui por engano, via "panda" no google. Procuravam por pandas e caiam aqui, blog no qual eu mal falo de pandas, que só tem panda no nome. Se você, meu caro pudinzinho, é uma das vítimas da falta de senso (minha ou do google) e está lendo isso acidentalmente, felicite-se, porque eu finalmente vou colocar alguma coisa de pandas aqui. Aleluia!

Bem, passo número um para falar de pandas: vá até a Wikipédia e digite "panda" no espaço "pesquisar".
Passo número dois para falar de pandas: liste suas descobertas.

1) Os dois principais integrantes da família (não em termos de classificação biológica) dos pandas são o panda-vermelho (que eu nunca entendi porque se chama panda quando parece tanto com um guaxinim) e o panda-gigante (o clássico urso preto e branco que a maioria de nós acha fofinhos).

Este é o adorável panda-vermelho. Nosso pequeno coleguinha é o único representante de seu gênero, o Ailurus. Comedor de plantas e, eventualmente, de alguns insetos e bichinhos pequenos, ele é nativo do Himalaia e do sul da China. Este animal felpudinho, infelizmente, está correndo riscos de extinção devido a destruição de seu habitat, as florestas temperadas. Felizmente para os pandas-vermelhos, eles têm se reproduzido relativamente bem em cativeiro, havendo esperança na sobrevivência da espécie.

(Visitem sua página na Wikipédia para saber mais sobre eles)


Este é o panda que a maioria das pessoas conhece e ama: o urso-panda ou panda-gigante. Essa coisa cuti-cuti é tão adorada provavelmente devido ao seu temperamento amigável - irritar um deles a ponto de ele querer te atacar não é lá muito fácil, mas aposto que alguns de nós conseguiriam essa proeza. Natural do centro-sul da China, este simpático animal é onívoro, na teoria. Apesar de quase tudo poder ser incluído em sua dieta, ele tem uma preferência (estranha) por bambu. Vai entender. Assim como seu parente (só de nome), o urso-panda está ameaçado de extinção pela destruição de seu habitat, entretanto, para seu desagrado e do de seus fãs, ele não tem a mesma sorte do panda-vermelho no quesito "reprodução em cativeiro". Nosso amiguinho corinthiano, infelizmente, perde a "vontade" quando em cativeiro, o que dificulta bastante a sobrevivência da espécie. Por sorte, apesar da dificuldade, ainda há várias tentativas de preservar o panda-gigante. Vamos torcer para ele colaborar um pouquinho, antes que precisemos de viagra para pandas...

2) A Fiat tem um carro que se chama Panda, o qual eu nunca vi ou ouvi falar antes.



3) As pessoas dão o nome de Panda para coisas muito mais estranhas e "nada-a-ver com pandas" do que o carro da Fiat: antivírus, software para criação de jogos, canal de TV e sabe-se lá mais o que!

4) Pandas são populares também como personagens de desenhos animados: Po, o panda do filme Kung Fu Panda (que eu acho gordo e não fofinho); Andy Panda, do desenho Pica-pau (que eu detesto); Mestre Yo, do desenho Yin Yang Yo! (sem comentários); Sagi, o panda-vermelho do filme Barbie em: A Princesa da Ilha (para quem acha que só os pandas-gigantes têm vez no mundo animado).

Bem, tem mais uma série de curiosidades relacionadas ao panda (seja só de nome ou relacionadas mesmo ao animal), mas eu não vou ficar falando delas. Se fosse para eu ficar repassando coisas que os outros já fizeram, eu mudaria o nome do blog para google_blog...

Só tem mais uma coisa sobre pandas que eu queria apresentar para você que teve paciência de chegar até aqui, sem pular o texto e olhar só as figuras... Enfim, eu quero que todos conheçam o mais novo membro da família dos pandas. Uma salva de palmas para o "charmoso" Panda-de-Botas:

 
(Em preto e Branco - ou quase)

(Ou colorido - bem mau colorido)

Agora que estamos todos apresentados à minha "obra-prima", eu vou me despedir - com a ideia de fazer algo mais útil, que eu provavelmente não vou cumprir.

Até mais!
Mordidas de panda para todos. Sonhem com pandas ^.^!

P.S.: Protejam os pandas, queridos. Não importa se a vida deles não é importante para vocês. A vida de vocês também não é importante para mim, nem por isso eu permitiria que ela fosse tirada. Não deixem que façam isso com os pandas e outros animaizinhos simpáticos do mundo. Que tal se manifestarem entrando em alguma organização em prol do meio ambiente? É legal e não dói.

1 comentários:

significado dos nomes disse...

ah bem legal vc fazer esse espaço aqui no blog rsrs adorei

Postar um comentário