sexta-feira, 18 de março de 2011

Sonhos & Bizarros



Bom dia, boa tarde, boa noite, para você!

Já ouviu falar de "cultura inútil"? Se sim, oras, que curioso, eu juro que eu inventei esse termo para descrever meus conhecimentos sem sentido! Se não, acabou de ouvir falar e descobrir o que é! Viva, você é uma pessoa com cultura inútil! E vai ter ainda mais quando eu terminar de dizer o que eu quero.

Você faz ideia do que realmente são os sonhos? Se você, ser bem dotado, pensou "sim, sei", então, por favor, compartilhe seu conhecimento com o mundo, porque estamos com excesso de teorias e em falta com a conclusão...
Até mesmo grandes mestres da psicologia, como Jung e Freud, não entraram em consenso sobre o assunto. Freud pensava que os sonhos fossem uma manifestação inconsciente dos desejos. Jung acreditava que os sonhos revelavam mais do que desejos, talvez uma parcela da personalidade e dos medos, e, com certo conhecimento da "simbologia do sonho", provavelmente se encontrasse significados diversos para eles.
Aliás, por falar em Jung, o romance Um Mundo Transparente, de Morris West, baseado em um dos casos do analista, é extremamente interessante e mostra sutilmente suas "conclusões" diante dos sonhos alheios. Recomendo.
Atualmente, por outro lado, cientistas dizem que os sonhos são somente o "tráfego de informação" que passa pelo cérebro enquanto ele reorganiza os fatos (por exemplo, a "seleção de memórias").
Já nos universos religioso e místico, porém, os sonhos podem até mesmo adquirir características premonitórias e de experiências extra-sensoriais. O que com certeza vai além do que muitos acreditariam, mas quem sabe? Afinal, não custa sonhar.
Fora de contextos em que se busca definir o que são sonhos, na arte, o surrealismo foi um movimento que tencinou trazer as maiores loucuras deste mundo interior para o mundo material. Quem já viu as telas de Salvador Dali e Magritte certamente sabe disso.


Agora, por que raios eu estou falando de sonhos? Realmente muito simples, para falar de sonhos! Ok, resposta cretina, mas é sério. Eu quero mesmo falar de sonhos, só que dos bizarros que eu e pessoas próximas tivemos. Quem nunca teve um desses, que atire a primeira pedra! Mas, se você nunca teve um desses, eu não perderia meu tempo atirando pedras. Eu iria caçar um loucura para sonhar.

Imagine você que, periodicamente, meu namorado tem um sonho absolutamente incoerente, que começa com um alienígena disfarçado de abacate. Sim, de abacate. Ele conversa com o tal alienígena e descobre que a "frutinha" está na Terra para destruir uma bruxa. Ele e o visitante interplanetário saem juntos atrás da tal bruxa e a encontram morando num castelo de cartas! O sonho termina com "abacalien" voltando para seu planeta.

Um sonho estranho meu e que ficou gravado foi um bem curto mesmo. Começava comigo e duas crianças numa favela. A favela estava vazia e nós, olha a brisa, estávamos com umas roupas meio de exterminadores de pragas - com direito até àqueles tanques de veneno em forma de mochila. Nós estávamos caçando alguma coisa. De repente, a coisa nos encontrou. Um alien inseto enorme! Para minha surpresa, a mochila não tinha veneno, mas disparava tiros contra o bicho. No fim a gente ganha dele.
Analisando agora, esse sonho foi uma mistura bem sinistra de Os Caça-fantasmas, Homens de Preto e Tropa de Elite. É, nem todos podem com isso.

Mas, decididamente, meu sonho e o do meu namorado são ridículos comparados aos sonhos da maior sonhadora de loucuras que eu conheço: a minha irmã. Esse post já está grande sem eu colocar os sonhos dela. Você nem idealiza o tamanho que isso ficaria se eu colocasse um inteirinho aqui! Por isso, eu vou te poupar da enormidade e só repassar o último parágrafo que ela escreveu de um dos vários sonhos que ela teve:
"Entramos em um quarto depois de ouvir um anúncio em um tipo de alto falante. O anúncio falava que duas garotas ainda estavam vivas. No quarto que entramos, estava o assassino. Eu, com muita pena no coração, fui perdoando ele. Enquanto isso, ele diminuia e se transformava em criança. Eu fui lhe dar um abraço, mas ele começou a me sufocar e parou, olhou pra mim e virou pedra. Isso aconteceu porque minha amiga abriu a janela e entrou luz. Nós olhamos pra cidade lá em baixo. Estava tudo claro e normal, como sempre esteve... menos naquela estranha noite de assassinatos."
Deu pra ter uma ideia? É, ela vai longe nesse ramo!

Céus, o que Freud e Jung diriam sobre esses sonhos?

Bem, depois de toda essa enrolação, eu me despeço de você, esperando que tenha se entretido, divertido ou qualquer coisa assim.
Até breve. Sonhe intensamente.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sua irmã deveria é contratar um cineasta. Sonhos malucos podem virar filmes de ficção :-)

Postar um comentário